sábado, 19 de outubro de 2013

Roupa de Cerimonialista!

Eu faço moda na UFC já algum tempo e de todas as coisas que eu fui atrás de estudar e fazer essa é uma das mais difíceis.
Nunca imaginei que fosse esse mundo de informação, ter que aprender sobre modelagem, costura, etiqueta, pintura, artes, fotografia, desenho, marketing, venda, criação e história... Ufa!
Às vezes minha cabeça dar um nó e tenho vontade de chorar! Entretanto, devo confessar que é muito bom aprender esses detalhes e é extremante gratificante quando sou chamada para dar uma consultoria de moda ou quando uma amiga liga para pedir dicas ou quando essa mesma amiga traz um monte de roupa para a gente ajudar a customizar.
Por causa dessa minha paixão por moda e agora por cerimonial de casamento, várias cerimonialistas vem me perguntar qual seria a roupa ideal para uma boa cerimonialista.
Algumas noivinhas também perguntam e argumentam, falam que o terninho preto é comum e até brega.
Eu andei analisando e pesquisando sobre o assunto. Perguntei as cerimonialistas que usam vestidos e as que usam outro tipo de farda, como calça pantanola e kafta.
Para chegar a uma conclusão razoável, analisei a função da cerimonialista.
O cerimonial é o cérebro do casamento, o responsável pela organização de todo o casamento. É ele que se responsabiliza pelos outros fornecedores: banda, decoração, bolo, Buffet, vestido etc.
Para que tudo aconteça de maneira perfeita, o cerimonial precisa conhecer cada detalhe. Ele precisa sentir o sonho dos noivos e cuidar para que tudo saia do jeito que eles sonharam.
Sem sombra de dúvidas, é um dos contratos mais importante para fechar em relação a casamento.
De acordo com Bella Noiva, as cerimonialista e assessoras de casamento são capazes de executar milagres. Realmente, uma boa cerimonialista ajuda a noiva e a orienta na escolha dos melhores fornecedores que não é sinônimo de mais caro....rsrsrsrs.
A cerimonialista comprometida pesquisa preços e qualidade para dar mais opções para noivas. Ela deve está sempre atenta, deve também pensar em cada detalhe e possível contratempo antes de qualquer coisa.
Ela deve ter uma mala com vários itens, pois nunca se sabe quando vai precisar de alguma coisa. Afinal, é melhor não precisar e ter do que precisar e não ter.
Em determinado casamento, um padrinho derramou água na roupa da madrinha, antes da cerimônia. Resultado, a madrinha toda molhada e desesperada. Solução: um secador providenciado pelo cerimonial.
Aconteceu também de ter capas de cadeiras surjas e então ter que providenciar a troca em cima da hora. Já aconteceu de toalhas de mesa amassada e as recepcionistas terem que engomar. Vestido de noiva abrindo e o cerimonial ter que costurar antes da clarinada tocar.
A cerimonialista deve ser agiu e correr para não deixar o véu prender no caminho, deve se abaixar para arrumar o vestido da noiva ou colocar o sapato.
A cerimonialista deve ir com a noiva dentro do enorme vestido ao banheiro. Ela deve se apertar e se abaixar para ajudar a noiva nesse momento.
Em alguns casos, ela deve se ajoelhar para procurar alianças ou brincos no chão. Ela deve subi e descer escadas para conferir o repertório da banda ou/e para jogar pétalas nos noivos.
Agora, depois de toda essa explicação, não consigo imaginar uma cerimonialista dentro de um vestido, preocupada em levantá-lo para andar e preocupada com o mesmo ao se baixar para ajudar. Não consigo imaginar um vestido subido a medida que as recepcionistas se abaixam para auxiliar a noiva. Como imaginar uma equipe correndo para deixar tudo em ordem dentro de um vestido e usando salto? Eu realmente não posso concordar com essa moda.
Já usar kafta e pantalona, a primeira vista, pareceu-me uma boa opção, mas depois de conversar com uma cerimonialista que adotou esse fardamento descobri que era complicado e dependendo do tamanho, algumas pessoas ainda tropeçavam principalmente em escadas.
Nesse sentido, o terninho preto tão básico e prático é extremamente eficaz. Permite que a cerimonialista e sua equipe se movimente sem muita preocupação. Além de ser uma roupa formal e elegante.
Então, a minha dica para as outras cerimonialista é: que inovar? Que tal fazer isso com acessórios ou cores? Que tal no tratamento e na qualidade do serviço? Que tal escolher um terninho mais moderno?
Agora cuidado em relação às cores e acessórios, nada de blusinha de malha colorida sem blazer ou acessórios extravagantes. Seja discreta, na roupa, no comportamento e na maquiagem, você está lá a trabalho não para roubar a cena.
Os noivos, sua família e seus convidados são a atração principal e merecem toda a atenção e cuidado. Você é a sombra, observando tudo para que esse dia seja perfeito. Não precisa avançar na mesa de doces ou se sentar e pedir um copo de cerveja ou pegar as lembrancinhas dos convidados. Se a noiva gostar do seu serviço, ela mesma vai lhe oferecer um bem-casado e uma lembrança. Você foi paga para trabalhar e seguir cada cláusula do contrato, se você se tornar amiga da noiva ao longo do percurso: ótimo! Mas não se esqueça: o que a noiva quer e precisa: é que todos os profissionais envolvidos com esse momento façam exatamente o combinado e que seu sonho se realize!
Obrigada pela visitinha!

7 comentários:

  1. Cerimonialista deve estar vestida discretamente, para não ser o centro de atenção, a maquiagem tambem,, afinal ela não é convidada ela é p´restadora de um serviço.

    ResponderExcluir
  2. Concordo em cada palavras que vc escreveu, não tiro e nem coloco nem uma letra a mais, Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Como façopra encontrar um curso de cerimonialista? Mim interessei muito por essa profissão.

    ResponderExcluir
  4. Amei a sua matéria que, apesar de ser de 2013, é um tema bem atual. Não consigo usar salto ou saia nos casamentos, é tudo muito dinâmico, um sobe e desce constante, não tem como se preocupar com a própria roupa. É preciso que esta seja confortável, prática e elegante. Eu estava me sentindo meio ultrapassada neste quesito de tanto ver atualmente assessoras e cerimonialistas e suas equipes de vestidinhos...

    ResponderExcluir
  5. que bacana, deixou bem claro o que tento falar com as minhas assistentes vestido so dá
    certo para recepção.

    ResponderExcluir
  6. Gostei das suas dicas, mas queria saber sobre a maquiagem como deve ser? Mais especificado, por favor..obrigada

    ResponderExcluir
  7. Você indica um curso de cerimonial?
    Obrigada

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...