Antes de saber qual produto comprar e as últimas tendências no tratamento de pele, é necessário saber reconhecer qual o seu tipo de pele.
Raras são as pessoas que conseguem afirmar com segurança qual o seu tipo de pele.
Então, não se desespere, aqui vão algumas dicas para ajudá-los nessa difícil tarefa.
Pele normal(não é o meu caso):considerada a ideal. Comum na infância. Apresenta espessura mediana, secreção equilibrada, cor tendendo para o róseo, tônus e elasticidade uniforme. Tem textura suave, delicada e saudável.
Os poros praticamente são imperceptíveis. Apresentam-se pequenos, finos e pouco visíveis. Quase sempre, no mesmo tom da pele.
Sendo assim, esse tipo de pele tem o aspecto bonito, com um brilho natural e é pouco propícia a desenvolver manchas e espinha.
Definitivamente, essa pele é o sonho de toda pessoa...pois a pele funciona equilibradamente.
Pele oleosa: possuindo uma maior espessura, caracteriza-se pela produção excessiva de óleo que lhe confere mais brilho e provoca a abertura dos poros, principalmente na zona T, testa, nariz e queixo.
É uma pele que tem aspecto brilhante e oleoso devido a ação da seborréia.
Normalmente, é uma pele mais resistente a agressões externas( sol, vento etc) e envelhece mais lentamente. Infelizmente, está mais suscetível à seborreia e à acne.
Esse tipo de pele pode ter origem genética, mas, com frequência, essa condição é resultado de um somatório de fatores externos, como os cuidados prolongados com produtos indevidos, alimentação gordurosa demais e com muita açúcar(você é, o que você come), ambiente poluído, ambiente com temperaturas excessiva etc. O resultado disso acelera a secreção sebácea.
Pele seca: com pouca produção de sebo. Geralmente, é opaca,sem brilho e desidratada. É pouco comum no nosso clima.
A pele seca, devido a sua incapacidade de reter umidade somada a sua insuficiência na produção de sebo, muitas vezes, encontra vários problemas em tempo frio, ar seco e sol em excesso, pois tende a rachar com muita facilidade.
Pouco elástica, tem finas rugas e tendência ao envelhecimento precoce.
A pele seca, devido a sua incapacidade de reter umidade somada a sua insuficiência na produção de sebo, muitas vezes, encontra vários problemas em tempo frio, ar seco e sol em excesso, pois tende a rachar com muita facilidade.
Pouco elástica, tem finas rugas e tendência ao envelhecimento precoce.
Pele mista: é o tipo mais comum. Possui oleosidade excessiva na chamada zona T(testa, nariz e queixo). Nessa região, os poros apresentam uma dilatação maior. No restante do rosto, a pele apresenta características de desidratação, ou seja, é seca.
Pele sensível:é fina, frágil e delicada. Fica vermelha com facilidade. Tem pouca oleosidade e, devido a isso, adquire aparência áspera e com tendência à formação de rugas.
Fina e seca parece estar sempre quente, ardendo e pinicando.
Pele não sensível: possui cor uniforme e é menos propensa a irritações.
Pele fina: tem a epiderme e a derme com menor espessura. Por ser fina, mostra os vasos e , às vezes, até os tendões.
Pode se machucar com mais facilidade e cicatriza de forma mais lenta.
Pele grossa: é mais espessa e resistente. Não deixa os vasos aparecerem. Possui menos rugas finas. Entretanto, os sulcos são mais acentuados.
Obrigada e beijos!!!!
È importante você saber reconhecer o seu tipo de pele para não errar na hora de comprar seu creme facial,e seguir sem mêdo as tendências que estão vindo aí.Adorei...bjs
ResponderExcluira minha pele é TRIII sensível, sempre avermelha, resseca, só frescua dela mesmo, huahuahua.
ResponderExcluirótimo post, adorei!
beichos!
Carla Herbelly.