domingo, 7 de abril de 2013

Guardanapos - O que você precisa saber para sua festa!


Se você pretende se casar ou simplesmente dar uma festa, seja só para comemorar um acontecimento ou para festejar seus 15 anos. Você deve saber que cada detalhe é importante e pode fazer a diferença. Por isso, preste atenção nessa dica.
Os guardanapos ganharam um papel importante nas festas, eles agora também fazem parte da decoração e ainda servem de lembrança para os convidados.
Sendo assim, eles saíram da responsabilidade do Buffet e passaram para o cuidado dos noivos.
Muitas dúvidas surgem nesse momento: qual o tamanho ideal? Posso usar de papel? Devo personalizar? Qual tecido escolher? Como posso economizar? Qual quantidade que devo contratar?
Eu andei pesquisando em alguns livros sobre protocolos de casamento e também em alguns blogs para encontrar algumas respostas para essas perguntas.
Para começar, vou comentar sobre a possibilidade de se substituir o tecido por papel. O ideal é que você não faça isso, pois para qualquer tipo de recepção onde haja jantar ou até mesmo coquetel servindo também um prato quente ao final deve ser usado o guardanapo de tecido para marcar o evento com sofisticação e elegância.
O tamanho varia de acordo com o seu tipo de festa. Se você pretende fazer uma coquetel as medidas podem variar entre 20 x 20 ou 20 de diâmetro, mas o padrão gira em torno de 12 cm x 22 cm (para peças retangulares).
Para casamentos os guardanapos devem ser bem maiores, as medidas podem variar entre 40 x 40 x 40 de diâmetro e 42 x42 42. A verdade, que nesse caso o tamanho faz a diferença, quanto maior mais elegantes.
De acordo com Alba Noschese em seu livro Casamento Prét-a-porter: “A economia fica no tecido e na mão-de-obra jamais no tamanho: quanto maior, mais chique.”
E por falar em tecidos, os guardanapos de linhos são lindos, mas bem mais caros. Os de algodão podem causar um belo efeito também. E ainda tem o de Oxford, bem mais barato.
E se você quer continuar economizando, sem perder a sofisticação, você pode comprar o tecido e contratar uma costureira para fazer os seus guardanapos.
Agora em relação à quantidade, o ideal é que seja em torno de 10% a mais do que seu número de convidados.
Este acréscimo é para que haja guardanapo para substituição em caso de queda ao chão ou outros tipos de situação em que haja esta necessidade e para utilização na mesa de jantar.
Em relação a personalizar ou não, existem vários pensamentos. Para uma parte, personalizar com o monograma do casal é uma forma dar um chame a mais à mesa, porém existem pessoas da área que acreditam que não personalizar é mais elegante, pois o convidado que o levará poderá reutilizá-lo em casa sem problema.
Aqui a decisão é bem pessoal. O ideal é que você pesquise e descubra o que mais lhe agrada.
Agora, para facilitar a sua vida, o ideal é procurar um profissional bem experiente. Afinal, muitos profissionais, se é que eu posso usar esse termo, vendem uma coisa e entrega outra, quando entrega. Por isso, fique atenta para não passar por esse constrangimento nas vésperas do seu matrimônio. Ninguém merece!

4 comentários:

  1. Adorei a dica dos tamanhos,obrigada!!

    ResponderExcluir
  2. Muito legal as dicas...obrigado amiga..

    ResponderExcluir
  3. Muito legal as dicas...obrigado amiga..

    ResponderExcluir
  4. Muito legal as dicas de tamanho, estava pesquisando ah um bom tempo e nada de achar.São esses detalhes que fazem toda a diferença.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...