quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Dicas para Casamento - Lista de Convidados!

Como vai pessoal, hoje vamos falar de um assunto um pouco complicado que algumas vezes causa desconforto: lista de convidados!
Definitivamente, não é uma atividade fácil elaborar uma lista de convidados, principalmente quando as redes sociais permitem que os números de amigos cresçam de maneira tão rápida.
Entretanto, é uma tarefa que não tem como fugir, você tem que arrumar tempo e paciência para executá-la.
Depois de escolher a data, o local e de definir o seu orçamento esse será provavelmente o próximo passo.
A composição da lista de convidados depende de basicamente dois fatores principais: o orçamento preestabelecido e a capacidade do local.
Não existem regras para a divisão de convites entre as famílias. A praxe diz que quem paga controla. Porém, é sempre mais simpático e educado conversar sobre esse assunto para saber dividir de acordo com as necessidades de cada um.
Independentemente do tamanho do seu orçamento, tenha em mente o seguinte:

OS QUE VOCÊ TEM QUE CONVIDAR
OS QUE VOCÊ QUER CONVIDAR
OS QUE VOCÊ GOSTARIA DE CONVIDAR

No primeiro grupo estão os indispensáveis, as famílias e os amigos queridos. Na segunda, aqueles não tão próximos, mas que vocês adoram. E na categoria “gostaria” fica a turma do “se sobrar espaço”. É conveniente ter uns nomes a mais (cerca de 10% a 20%) para, à medida que receber respostas negativas, substituir por outros.
Seria interessante também ter uma cota para as “obrigações”, como chefe, cliente vip ou alguém que você precise prestigiar.
Se sua festa for se prolongar noite adentro, não é interessante convidar crianças muito pequenas, por motivos lógicos que não precisam de explicação. Mas se isso não puder ser evitado, trate de organizar um espaço para os pequenos relaxarem.
Mesmo seguindo todas as orientações, provavelmente você ainda vai ter que cortar alguns nomes da sua lista, essa tarefa é uma das mais difíceis.
Uma situação delicada, que eu também passei, e que você deve estar preparada é para enfrentar situações delicadas como aquela amiga que quer levar a irmã ou a prima que não tem com quem deixar os filhos, além de outras saias-justas. Sinceridade é a única saída para não criar um problema maior.
Finalmente, a lista tem limites e não tenha receio de cumpri-lo. Sem hesitar, quando alguém lhe perguntar se vai ser convidado e não constar na lista, seja honesto e diga que não. ( No meu caso, quando isso acontecia, eu simplesmente falava: adoraria ter orçamento para convidar muito mais gente pois gosto de todos, não vou convidá-lo por falta de sentimento mas de orçamento). Acima de tudo, não caia na tentação de convidar de qualquer jeito e à última hora só porque tem pena da pessoa. Lembre-se no final da festa você terá que se acertar com o Buffet e dependendo da situação sua lua-de-mel poderá ficar comprometida.
Para controlar melhor os números de presente, seria interessante incluir R.S.V.P. no convite. Essa sigla vem do francês: "répondez s`il vous plait", que significa "responda, por favor". A pessoa que enviou o convite deseja saber se você vai aceitá-lo ou não, ou seja, ela quer saber se você vai comparecer ao evento. As regras de etiqueta seguidas na maioria das culturas ocidentais dizem que ao receber um convite formal por escrito, você deve responder imediatamente, se possível no mesmo dia. Do ponto de vista prático, este procedimento é muito importante para anfitriões que estão planejando um jantar, um casamento ou uma recepção, pois precisam saber quantas pessoas estarão presentes e a quantidade de comida e bebida que devem providenciar. Ainda mais importante é a delicadeza de responder a alguém que foi tão gentil em convidá-lo, mesmo que seja só para pedir desculpas pelo não comparecimento ao evento.
Alguns convites de casamento já vêm com um cartão de resposta, que você pode enviar de volta assim que recebê-lo. Outros vêm com o número de telefone do anfitrião para que você possa telefonar dando sua resposta, embora a etiqueta diga que um convite por escrito requeira uma resposta também por escrito. Atualmente, os convites costumam vir com uma anotação no final indicando que você só deve responder caso não possa comparecer ao evento. Isso significa que ele conta com sua presença, a menos que você o informe o contrário.
Se, ao fim de duas semanas, alguns convidados não tiverem respondido ao convite, se esse for o caso, contate-os e obtenha a resposta.  A pessoa ou pessoas encarregadas de receber as respostas, geralmente os noivos, têm de anotar todos os nomes e no fim fazer a lista definitiva. O uso do e-mail para este efeito é muito prático porque tudo fica registrado e torna mais fácil rever as respostas.
Para algumas pessoas, não é educado pedir a confirmação de presença, essa atitude deve partir espontaneamente da parte convidada. Em minha opinião, o orçamento dos noivos não pode ser prejudicado pela falta de educação ou esquecimento de alguns convidados.
Para uma melhor organização, crie uma liste com as seguintes colunas (database):

Sobrenome, nome ( ou vice-versa);
Endereço para o envio do convite;
Telefone\celular ou número d contato;
E-mail para o envio do “Save the date”, indicação do site ou outras novidades;
Data de envio\ recepção do convite;
Resposta – anotar se a resposta é negativa(N) ou positiva(P);
Restrições alimentares – anotar quais;
Parentesco;
Idade;
Presente – para enviar o cartão de agradecimento

Agora é sonhar e torcer para tudo sair perfeito no grande dia!

Bibliografia:
Casamento prêt-à-porter/ Alba Noschese

O livro branco do casamento: tudo o que você precisa saber para organizar o seu casamento e torná-lo inesquecível/ Vera d’Orey Tânger

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...