segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Qual a sua cor?

Ser noiva, realmente, não é uma tarefa fácil! Escolher data, Buffet, Igreja, lembrancinha, padrinhos, convites e ainda ter que adaptar tudo isso ao orçamento disponível é uma missão quase impossível.
Depois da alegria de colocar o anel dourado no dedo direito surgem um milhão de perguntas e dúvidas.
Você ama rosa e seu noivo prefere o azul. E agora? Como escolher a cor? Será que pode ser várias? Quais as que combinam?
Calma! Respire fundo que no final tudo dar certo! Defina a data, o número de convidados, o local da cerimônia e da recepção e, depois, vamos definir a palheta de cores.
Caso você esteja precisando economizar, o ideal é pesquisar quais são as flores mais em conta na época que você irá casar e a partir desse ponto começar a definir as cores.
Agora vamos pensar no horário do casamento. Normalmente um casamento diurno pede cores mais vibrantes e alegres. Entretanto, os casamentos noturnos pedem tons mais fechados e cores sóbrias que, se combinadas com iluminação de velas, por exemplo, tornam o clima bastante acolhedor.
Outro fator a ser considerado antes de escolher as cores é o local escolhido para o seu grande dia. Assim, se for casar na praia, a escolha ideal é o azul, podendo ter amarelo e bege.  Agora se você fora casar num campo, talvez escolher cores flúor não seja uma opção muito harmoniosa.  Misturar uma decoração branca neve com sofás na cor bege, pode ficar estranho, pois a decoração na cor branca poderá fazer com que as cadeiras pareçam sujas.
Agora vamos ao que interessa como escolher a sua palheta de cores. Para isso, pense numa cor preferida, sei que é muito difícil, mas você deve chegar a um denominador comum junto com seu noivo!
Se você não tem a menor idéia, vamos estudar um pouco os espectros de cores. Para isso, vamos observar a roda das cores.
A roda das cores é composta por três tipos de cores:

Cores primárias: vermelho, azul e amarelo. O restante das outras cores são compostas por estas.
Cores secundárias: obtêm-se com a mistura de 2 cores primárias, ou seja, o laranja nasce da mistura entre o vermelho e o amarelo; o verde nasce da mistura entre o azul e o amarelo; e o violeta nasce da mistura entre o vermelho e o azul.
Cores terciárias: resultam da junção entre cores primárias e secundárias, ou seja, a turquesa nasce da mistura entre o azul e o verde; o verde-lima nasce da mistura entre o amarelo e o verde; e o encarnado nasce da mistura entre a violeta e o vermelho. As restantes 3 cores terciárias não têm nenhum nome específico, sendo simplesmente uma mistura de vermelho-laranja, amarelo-laranja e azul-violeta.

Ainda podemos classificar, em cores quentes (são o vermelho e o amarelo, e as demais cores em que eles predominem) e cores frias (são o azul e o verde, bem como as outras cores predominantes por eles).
É claro que existem outras formas de classificação, mas por hora, essas são suficientes.

Cores Adjacentes ou Vizinhas: são as cores que estão próximas uma da outra, como rosa e violeta, verde e azul. A combinação dessas cores trás bastante harmonia e destaque.

Cores Complementares - são as cores opostas na roda de cores. Aqui há um grande contraste e funciona para os casais que queiram optar por tons mais vibrantes, modernos e com personalidade, como amarelo e roxo, vermelho e verde, azul e laranja.
É importante se decidir se vai ter uma cor dominante. Caso opte por várias cores é preciso tomar cuidado para conseguir coordenar as cores de forma a encontrar o contraste desejado.
No caso de escolher uma cor dominante, você poderá formar uma palheta com outras cores, as complementares. As cores complementares podem ser neutras, em tons monocromáticos. Uma cor dominante pode ser realçada por uma percentagem maior de cores menos expressivas, dando ênfase a essa cor.

Complementares vs. Harmoniosas

Por norma, consideramos uma parte da roda como tendo as cores mais quentes (vermelho, laranja, amarelo) e a outra com cores mais frias (violeta, azul, verde), o que é perfeito para conseguir o desejado equilíbrio colorido. Por exemplo, se a sua paleta de cores estiver centrada no azul, pode aqueça-la um pouco com a sua cor complementar – o laranja; porém, a utilização de duas cores complementares da mesma intensidade pode produzir um efeito visual muito ruidoso, onde ambas as cores estão a reclamar pela mesma atenção. Para solucionar esta questão, basta reduzir ou aumentar a intensidade de uma das cores complementares – neste caso seria o laranja e escolheríamos um tom mais suave como um laranja queimado ou claro, que são ambas cores harmoniosas.

Cores neutras

Existe ainda uma longa lista de cores neutras, composta por branco, preto, castanho, creme/bege, cinzento e todas as suas diferentes tonalidades que, precisamente devido à sua neutralidade, são extremamente versáteis. Combinam com praticamente todas as outras cores da roda e são um excelente ponto de partida para quem se está a iniciar na decoração ou não quer arriscar muito. Com as cores neutras, é fácil aquecer a divisão com tons mais quentes ou refrescá-la com tons mais frios.

Paletas de cores

Monocromática: escolhe-se apenas uma cor, mas esta é utilizada em vários tons e intensidades distintas. Dependendo da cor escolhida, pode ou não produzir um efeito final menos interessante, mas que pode ser facilmente corrigido com o uso de peças decorativas ou de mobiliário contrastantes.
Harmoniosa: estas são as famílias de cores que encontramos situadas entre as cores primárias na roda das cores; sendo da mesma família, vão automaticamente funcionar bem uma vez aplicadas na decoração, principalmente se juntar tonalidades menos intensas com tonalidades mais vibrantes.
Primária: embora sendo as cores mais fortes e dominantes, se as utilizar com um fundo branco (ou outra cor neutra), conseguirá equilibrar toda a paleta.
Complementar: escolhem-se duas cores complementares (opostas) da roda; enquanto a cor fria é aplicada na maior parte da divisão, a cor quente é aplicada em doses menores, ou vice-versa. Para conseguir um contraste mais ou menos evidente, basta alterar o tom e a intensidade das respectivas cores.
Semi-complementar: escolhem-se três cores da roda, começando, por exemplo, pelo verde e a sua cor complementar, o vermelho/violeta. No entanto, em vez de ficar pela cor complementar (vermelho/violeta) escolhe-se antes duas cores harmoniosas, ou seja, uma de cada lado da cor complementar, brincando com a sua intensidade para conseguir mais ou menos interesse.
Essas são dicas para ajudá-la, na minha humilde opinião, você não deve se apegar a tendências ou modismo. O casamento é seu e esse momento é único. Então, não interessa os que os outros vão falar, o importante é que as cores escolhidas sejam aquelas que vocês amam! No final, só desejamos que o: SEJAM FELIZES PARA SEMPRE! Vire uma realidade.

Fonte: Predosa, Israel. Da cor à cor Inexistente. 10. Ed. 1. Reimpr. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2010.


Obrigada pela visitinha! Se você gostou, curte aí que eu adooooro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...