domingo, 16 de outubro de 2011

Etiqueta: Saiba Como Se Come...






Hoje é domingo, dia de sair para comer com a família, amigos, namorado ou sozinho. Enfim, não importa com quem você decida ir, o importante é está preparado para enfrentar a mesa de comida sem medo.
Nem sempre isso é fácil, muitas vezes a gente fica em dúvida, se deve pegar o pão com as mãos ou o que fazer com o caroço da azeitona. E é nessa hora que a gente gostaria uma ajudinha (ou um buraco).
Bem, aqui eu vou dá algumas dicas para facilitar a vida e evitar as gafes.

Hum...pãozinho! Adooooro, pena que engorda! Mas vamos ao que interessa, não importa se você está em casa ou mega restaurante, o pãozinho deve ser comido sempre com a mãos. A faca somente deve ser usada para passar manteiga ou patê( óbvio, você não vai usar o dedo). Vá partindo-o em pequenos pedaços, sobre o prato de pão.
E, por favor, em mesas mais formais, não se mergulha o pão no molho.

Nossa não entendo como alguém ainda coloca azeitona com caroço nas comidas, quem sabe um dia eu descubro. Então vamos lá, o que fazer com o caroço? Você retira o caroço da boca utilizando a mão em formato de concha (você achou que era com o garfo ou colher, né?!). Uma vez retirado, vai para o canto do prato. Faça o mesmo com o caroço de frutas.  


Salada de folhas inteiras não as corte, dobre as folhas com a ajuda da faca.


O consomê é servido numa taça, xícara com duas alças. Pode ser tomado com a colher ou “bebido”, levando-se a taça à boca, segurando-a pelas alças.
Ostras, quando servidas fora da concha, são comidas com talher de peixe; quando estão na concha, firme-a no prato com a mão esquerda e abra-as com a faca, utilizando a mão direita. Continue segurando, tempere e coma com garfinho próprio (de dois dentes). As conchas vazias voltam para o prato. Você pode beber o caldinho que ficou na cancha sem problema.
Mexilhões quando servido fechados, repete-se o mesmo procedimento das ostras. Caso haja garfinho, podem ser comidos com a outra metade da concha.
Alcachofas quando somente o coração, que é mais tenro, é servido, pode-se comer com garfo e faca. Se elas forem servidas inteiras, podem-se usar as mãos. Vá tirando uma folha de cada vez, passe-a no molhinho (se houver) e raspe-a entre os dentes. Só se come a parte mais macia (a mais interna); as folhas são devolvidas ao prato.
Massa não se usa a faca para cortá-las, não importa o formato.

As de fio, aqui a paciência é amiga da elegância. Você deve comê-la de pouquinho, nada de enrolar uma quantidade enorme de fios. Pegue com o garfo uma pequena porção, que, ao ser enrolada (vá girando o garfo), não ficará enorme e nem difícil de colocar na boca. Evite usar faca ou colher. 
Frango assado, por favor, nada de sair pegando com as mãos. Use garfo e faca e vá pegando separado a carne dos ossos delicadamente. É claro, que existem ocasiões, que se abre uma exceção e você pode utilizar as mãos. 
Doces cremosos (pudins, sorvete, musses etc) e frutas de polpa cremosa (normalmente servidas na casca, como mamão, fruta-do-conde, atemóia, caqui etc) são comidas com colher.
Tortas, pavês, bolos e frutas que já vêm à mesa em pedaços, você deve usar somente o garfo.

Frutas com casca e polpa dura, como maçã quando servidas inteiras ou em pedaços maiores, usam-se garfo e faca, corte-as em pedaços pequenos o suficiente para comer.
Agora se for uma banana, que veio a mesa ainda com a casca, descasque-a e come-a com as mãos. 
Frutas em caldas espetem-as com o garfo enquanto as corta ( com a ajuda da colher) e coma com a colher. Não se usa a faca.

Obrigada pela visita!

Fonte: Vaz, Ana. Pequeno livro de etiqueta: guia para toda hora/ Ana Vaz. – 13ª Ed. – Campinas, SP: Verus Editora, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...