quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Olheiras...

Nossa gente, como esta semana está corrida...entre coquetel, bazar e alguns desfiles, quase não consigo mais dormir!
Entretanto, de acordo com a Blair Waldorf  (do seriado Gossip Girl): “dormir é para os fracos”...Será?! E as olheiras saltando do rosto no dia seguinte, aff...ninguém merece!
Por conta disso, fui dá uma pesquisada nesse assunto e descobri uma coisinhas bem interessante que agora eu repasso para vocês.
Bem, para começar uma simples definição: olheiras são o aspecto criado pela concentração anormal de vasos sanguíneos ou melanina sob a pálpebra inferior, o que resulta num tom escurecido abaixo da região ocular.
Por desconhecimento, temos o péssimo hábito de jogar a culpa desse problema exclusivamente na falta de sono, ou melhor, de tempo para dormir. No entanto, mesmo que você durma todas as noites no mínimo 8h pode ser que ainda assim, não consiga escapar desse mal. Pois existem outros fatores que desempenham um papel mais importante no desenvolvimento das olheiras.
Então, vou comentar as causa das olheiras a seguir:
·         Hereditariedade - Na maioria dos casos, as olheiras debaixo dos olhos são vasos sanguíneos que podem ser vistos através da pele. A pele em redor das pálpebras (pele periorbital) é a pele mais fina no corpo (perto de 0,5 mm de espessura em comparação com os 2mm nas outras áreas). Quando o sangue passa através de grandes veias perto da superfície da pele, pode produzir um tom azulado. Quanto mais transparente a pele for (também uma característica hereditária) mais escuras são as olheiras.
·         Alergias, asma e eczema – Qualquer condição que provoque coceira nos olhos pode contribuir para a formação de olheiras, devido à fricção ou coçar de pele em seu redor. Algumas alergias alimentares também podem fazer com que a área debaixo dos olhos pareça mais escura.
·         Anemia – A falta de nutrientes na dieta, ou a falta de uma dieta balanceada, pode contribuir para a descoloração da área debaixo dos olhos. Acredita-se que a falta de mineral de ferro pode também causar olheiras. A deficiência de ferro é o tipo mais comum de anemia e esta condição é um sinal que não está a chegar oxigênio suficiente aos tecidos do corpo. A pele também pode ficar mais pálida durante a gravidez e a menstruação (devido à falta de ferro), permitindo que as veias debaixo dos olhos se tornem mais visíveis.
·         Medicamentos - Todas as medicações que causem vasodilatação sanguíneos podem fazer com que a área sob os olhos escureça, porque a pele sob os olhos é muito delicada e qualquer aumento do fluxo sanguíneo é revelado através da pele.
·         Fadiga – Condições como a fadiga e um estilo de vida acelerado fazem a sua pele ficar mais pálida, o que faz com que as suas olheiras assumam o protagonismo, permitindo que o sangue sob a pele se torne mais visível e parece mais azul ou mais escuro.
·         Idade – É mais provável que as olheiras se tornem mais visíveis e permanentes com a idade. Isso ocorre porque as pessoas envelhecem, a sua pele perde colágeno, tornando-se mais fina e translúcida. As olheiras podem também começar a aparecer gradualmente mais escuras num olho do que no outro.
Agora que você já sabe a causa das olheiras, vou dá algumas dicas para disfarçá-la:

  ·Passe um corretivo no mesmo tom da pele, ou mais claro. Eu gosto muito dos produtos da shiseido, ele é bem cremoso e fácil de passar;
·     Utilize truques de maquiagem com base e pó facial.
·     Durma pelo menos 7 horas por dia.
·   Antes de dormir, passe um creme cosmético específico para a hidratação da área dos           olhos, principalmente aqueles que possuem componentes para amenizar olheiras.
·    Pratique exercícios físicos e mantenha uma alimentação saudável.
·    Evite a exposição ao sol para evitar a pigmentação de melanina abaixo dos olhos.
Se esconder não é suficiente para você, e o seu interesse é tratá-las, então a seguir falei sobre os tratamentos:
1.Tratamento Laser para Olheiras
·         Como funcionam os tratamentos a laser:
Os tratamentos a laser para olheiras usam feixes de luz para suavizar as camadas da pele. Esses feixes de luz são visíveis (infravermelhos ou ultravioletas), e criam ondas que se movem sobre a pele. A energia libertada a partir da luz atinge a pele e é absorvida através das diferentes camadas da pele para corrigir pigmentações irregulares. São necessários á volta de 3 procedimentos de 40 a 60 minutos, com intervalos de 10 a 15 dias, dependendo claro do grau de olheiras que o paciente tem bem como o seu tipo de pele e reação ao tratamento.
·         Tipos de tratamentos a laser:
Existem vários tipos de laser que são usados no tratamento de olheiras. Eles são usados de acordo com as características do paciente. Os cirurgiões plásticos utilizam diferentes tipos de tratamentos a laser, pois a cor e tipo de pele determina o tipo de laser que irá proporcionar uma melhor absorção. Por exemplo, para pessoas com pele mais escura, é frequente os cirurgiões usarem o CO2 e o Er:YAG. Outro tipo usado frequentemente é a luz intensa pulsada
·         Preparação do tratamento:
 Para se preparar para um tratamento a laser para olheiras, a maior parte dos médicos recomenda que se tomem algumas medidas destinadas a prevenir coágulos sanguíneos ou inflamações. A semana anterior ao tratamento a laser, o paciente deve evitar bebidas alcoólicas e aspirinas entre outros. Os cirurgiões costumam fornecer um pacote de medicamentos e outras substâncias.
·         Recuperação:
A recuperação de um tratamento a laser para olheiras demora cerca de cinco a oito semanas. Aplique gelo, máscaras de gel, ou vinagre para reduzir o inchaço, que geralmente desaparece dois ou três dias após o tratamento. O seu médico deve recomendar que mantenha a cabeça elevada, pelo menos duas semanas após o procedimento, que tome a medicação e evite a exposição ao sol por uma ou duas semanas por causa da sensibilidade. Deve também evitar maquiagem até os médicos dizerem que pode voltar a usar.
2. Remédios naturais caseiros para as olheiras:
Muita gente já ouviu falar de algum tipo de remédio caseiro. Eu devo confessar que nunca utilizei nenhum, mas já ouvi falar de vários. Sendo assim, a seguir tem uma lista de alguns dos mais conhecidos.
·         Remédios naturais caseiros para olheiras:
 - Você pode tentar esta solução simples, eficaz e natural para olheiras. Pegue em igual quantidade de batatas e pepinos e misture o seu suco. Aplique este suco na área em redor dos olhos com a ajuda de um algodão. Deixe secar por 15-20 minutos e depois lave os olhos com água fria.
- O óleo de amêndoa é um dos melhores remédios caseiros para remover olheiras. Faça uma massagem regular abaixo do olho usando óleo de amêndoa por 15 minutos. Se você, é igual a mim, e utiliza o óleo também no banho, poderá aproveitar esse momento para aplicar também nas olheiras.
- Prepare uma pasta de suco de abacaxi e açafrão. Aplique-a sobre as olheiras durante uns 20 minutos e lave em seguida. É bom para remover olheiras escuras.
- Misture 2 colheres de sopa de suco de tomate e 2 colheres de sopa de suco de limão, e aplique esta mistura sobre as olheiras. Este é um remédio eficaz para olheiras escuras.
- Outra solução simples para remover olheiras em casa é água de rosas. Aplique-a com algodão nas olheiras. A água de rosas esfria os seus olhos e ajuda na eliminação de pigmentação escura.
- Um dos mais conhecidos e eficaz remédio caseiro para olheiras, será sempre o famoso pepino. Fatias finas de pepino aplicado nos seus olhos não só ajudam a clarear a pele, mas também acalma e refresca os olhos. Isto pode ser especialmente confortável se você ficou acordado até tarde, ou os seus olhos estão vermelhos e cansados por causa de alergias ou ter ficado a olhar muito tempo para a tela do seu computador.
·         Remédios de ervas para olheiras
- Você também pode preparar uma pasta de noz-moscada com leite. Aplique isto sobre e em torno das pálpebras antes de ir para a cama. É um tratamento natural e eficaz para olheiras.
- Prepare uma pasta grossa de suco de tomate, lentilhas e suco de limão. Use essa pasta na área das olheiras. Limpe com água fresca.
- Outro remédio caseiro simples e eficaz para olheiras é o de folhas de menta. Aplique sumo de hortelã sob a área dos olhos. Não só esfria os olhos, mas também ajuda a remover as olheiras escuras.
3. Drenagem Linfática:
A drenagem linfática é boa para diminuir a retenção de líquidos.
4. Cosméticos:


Existem produtos específicos para tratar de olheiras, que atuam especificamente na região dos olhos. Para essa região — que tem uma vascularização delicada — os componentes indicados são: Vitamina K-1, bioflavonóides, vitamina C e retinol. Esses princípios ativos aumentam o tônus venoso e com isso diminuem a dilatação, uma vez que atuam na micro-circulação sanguínea.
O ideal é que você consulte o seu dermatologista para que ele indique o produto certo.
No meu caso, a doutora que eu frequento passou o ilumineé da Bel Col.  Ele é de fácil aplicação e eu passo antes da maquiagem.
5. Peeling:
Os ácidos promovem uma esfoliação suave da região com clareamento. Entretanto, esse tipo de tratamento é restrito, e depende da avaliação criteriosa de um médico para evitar manchas permanentes ou quaisquer outras complicações.
Eu costumo fazer peeling para evitar a flacidez da pele e consequentemente as rugas.


Obrigada pela visita!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...