terça-feira, 4 de outubro de 2011

Tipos de Sapatos- Parte I!

Alpargatas ou Alpercatas: calçado fabricado com lona e solado de corda, originário dos países mediterrâneos, também conhecido como espadrille. Disponíveis em várias cores, as alpargatas foram depois também confeccionadas com solados de borracha. O artista plástico espanhol Pablo Picasso costumava usá-las muito e, no Brasil, foram produzidas pela São Paulo Alpargatas S.A. com o nome de Alpargatas Roda.
Babuche: originária dos países árabes, as babuches ou babuchas são chinelos sem salto, geralmente de couro, adotadas por homens e mulheres. No Brasil, foram muito usadas nos anos 60 e 70 e voltaram ao cenário da moda a partir do início do ano 2000. As marroquinas são as mais conhecidas, podendo sem simples ou rebordadas com grande requinte. Em Marrakech, babuches em couro com o monograma da francesa Louis Vuitton, obviamente falsificadas, são vendidas nos mercados.










Birkenstock: fundador de uma longa dinastia, Johann Adam Birkenstock aparece nos registros alemães como fabricante de calçados desde 1774. Em 1897, seu neto Konrad Birkenstock não se conformava com o fato de os calçados não seguirem a mesma forma do arco plantar dos pés e passou a desenvolver um projeto para criar um novo tipo de palmilha. Assim, em 1902, foi criada a primeira palmilha com o formato anatômico dos pés, a qual foi rapidamente distribuída na Alemanha. Em 1925, Carl Birkenstock entrou para a empresa e a palmilha foi exportada para outros países europeus. Em 1964, Karl Birkenstock, filho de Carl, desenvolveu a primeira sandália Birkenstock que, em 1966 foi levada para a América por Margot Fraser. Logo depois, foi inaugurada a Birkenstock USA. A sandália era composta por uma base de cortiça em forma anatômica, acamurçada na parte onde se coloca os pés, sendo arrematada por duas tiras de couro com fivelas laterais. Possuía, ainda, uma fina camada de borracha em sua sola.
Em 1969, inúmeros jovens presentes ao Festival do Woodstock calçavam as famosas sandálias, que, até então, ainda não eram consideradas intens fashion. Trinta anos depois, em 1999, a loja Anatômica, na rue du Bourg-Tibourg na centralizadora Paris, já era o endereço procurado por franceses e inúmeras pessoas de outros países que ali podiam adquirir as sandálias, calçados e tamancos em couros e cores diferentes. No início do século XXI, a moda das sandálias estourou e, a partir de 2002, inúmeras lojas no Brasil têm comercializado cópias do modelo alemão.








Bota: calçado geralmente confeccionado em couro, adotado por homens, mulheres e crianças, envolvendo os pés e com altura variável na perna. Inicialmente usadas para andar a cavalo, as botas ganharam versões variadas desde que ficaram populares a partir do século XVII.
Nos anos 60, ficaram futuristas, lançadas por Courrèges, e nos 70 tinham um ar folclórico. Nos anos 80, ganharam ares punk, dark e fetichista e, nos 90, um de seus looks mais populares foi o de cowboy.
Use com saias longas ou curtas, cobrindo ou não o cano, com calças, vestidos e jeans.
As botas curtas e brancas criadas por André Courrèges, as da inglesa Mary Quant, que iam até a altura dos joelhos, e as botinhas curtas dos Beatles foram ícones de modas dos anos 60.
No Brasil, Roberto Carlos e grande parte dos integrantes da Jovem Guarda (1965 – 1968) usaram botinhas inspiradas nos modelos do quarteto inglês. Ainda nos anos 70, jovens brasileiras, principalmente do Rio de Janeiro e São Paulo, adotaram o uso de botas longas com shorts, geralmente de couro, complementadas por meias coloridas ou não. Eram famosas, ainda nessa década, por sua qualidade e design, as botas da marca paulistana Altemio Spinelli, que também tinha lojas no Rio de Janeiro. A parir dos anos 80, as botas apareceram na moda em inúmeros modelos, com diferentes bicos, em couro liso ou estampado, em vinil, com salto alto, baixo ou totalmente planas. Na moda, continuam aparecendo pelo século XXI adentro os cuissardes (botas até a metade das coxas), as botas caubóis, as de espírito roqueiro ou punk ou as do tipo fetichista, com laçadas frontais.
A partir do final do século XX, as botas pesadas – ou coturnos – eram usadas igualmente por jovens de ambos os sexos e o visual contrastante adquirido pelo uso do calçado mais pesado com o vestido mais leve ganhou popularidade entre as adolescentes.

Botina ou Bota de cano baixo(ankle boot), geralmente de couro, fechada por botões, cadarço ou elástico. Seu uso era comum no século XIX, quando os modelos femininos eram abotoados ou fechados por laçadas. Nas primeiras décadas do século XX, eram muito usadas por crianças e, nos anos 70, as do tipo mateiro, com elástico bilateral, foram adotadas pelos jovens como complementação dos jeans e camisetas.
























































Brogue: modelo de calçado rústico usado por irlandeses em torno de 1790.  Sapatinho que é maior atrás e tem uns pespontado em cima. Quase um oxford só que tem mais detalhes.
Chanel é um modelo com design bem arrojado e foi criado pela estilista francesa ultra famosa, Coco Chanel. Tem salto confortável e um decote no calcanhar. Esse modelo ficou famoso nos anos 60 por ter o bico em cor mais escura, o que dava a sensação de deixar o pé um pouco menor. É um clássico muito chique que pode ser usado para dar aquele "tchan" em roupas bem modernas. Com formato alongado, salto confortável e decote no calcanhar o sapato Chanel é famoso pelo bico em cor mais escura. Chanel criou este scarpin bicolor no inicio dos anos 1960 para que seu pé parecesse menor. Executado por André Massaro, esse modelo com calcanhar aberto - um dos mais celebres do mundo - permanece, em múltiplas variações, como um dos símbolos mais famosos do estilo Chanel. Combina com roupas clássicas, mas pode dar um upgrade em uma combinação básica. É um clássico que permanece sempre chique e é sempre reconhecido como um calçado de bom gosto.
Coturno: tipo de calçado que cobre o pé e parte da perna, fechado geralmente por cordões e usado por gregos e romanos na Antigüidade. Atualmente o nome é dado ao tipo de bota usado por policiais e integrantes de tribos urbanas, como os skinheads. Os punks do final dos anos 70 eram também adeptos desse tipo de calçado, que pode ser até mesmo usado por garotas que apreciam o seu visual pesado.
Crocs- é uma variação de sandália. Eles são a sensação do momento entre jovens e adultos pela versatilidade, design moderno e variado, despojamento, conforto e muito coloridos.

Obrigada pela visita!
Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...