quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Quem somos na Moda: Coco Chanel

O Quem somos na Moda do LT vai ser inaugurado por nada mais nada menos do que Mademoiselle Channel.


Gabrielle Bonheur Chanel nasceu no dia 19.8.1883 em Saumur - Paris. Perdeu a mãe aos 11 anos e desde então, foi criada por freiras em um orfanato, já que seu pai abandonou ela e os irmãos.
Junto das freiras, Gabrielle aprendeu a costurar e aos 18 anos conseguiu um emprego como vendedora numa loja de roupas e enxoval em Moulins. Em seu tempo livre, ia para um atelier de costura remendar uniformes de oficiais do exército e cantava em um cabaré local.
Seu repertório composto de duas canções - Ko Ko Ri Ko e Qui qu'a vu Coco? - lhe rendeu o apelido de Coco, nome com o qual ficou conhecida mundialmente.

Já com 20 anos, deu o passo seguinte rumo a sua ascensão: tornou-se amante do oficial Étienne Balsan, que passou a sustentá-la na sua propriedade nas imediações de Paris. Foi lá que as acompanhantes dos seus amigos aristocratas passaram a admirá-la, não apenas pelo modo masculino como se firmava na cela de um cavalo, mas também pelos chapéus de palha que ela própria fabricava. Não demorou muito e já encheram-na de encomendas.

Com certeza, foi seu modo arrapazado que a destacou, Coco era prática, sempre tinha uma resposta pronta e visava a funcionalidade e o conforto na moda. Sem dúvidas, Chanel tornou a moda moderna.
Com Serge Lifar, na praia, Chanel usou calças de homem e alpercatas - com pérolas e um turbante.

No entanto, só quando ela conheceu Arthur "Boy" Capel é que a ideia de abrir uma loja começou a ganhar forma. Mudou-se para Paris e abriu uma loja de chapéus na residência de Balsan. Convenceu Boy Capel a investir em sua empresa e conseguiu abrir o seu atelier de costura na Rue Cambon em 1919. E, nesse mesmo ano Boy faleceu em um acidente. Supostamente, Gabrielle nunca amou um homem da mesma forma que o amava.

Anos depois, foi apresentada a Ernest Beaux, antigo perfumista dos czares. Em 1920, Beaux preparou a mistura do perfume Chanel N.º 5 - mundialmente conhecido e adorado.

Marilyn Monroe afirmava que o Chanel N.º 5, era a única coisa que ela usava na cama.

Em 1926, o little black dress imortalizou Coco Chanel.

Suas roupas vestiram as grandes atrizes de Hollywood e seu estilo ditava e continua a ditar moda no mundo todo.


Durante a Segunda Guerra Mundial, se envolveu amorosamente com um oficial alemão (até hoje, cogitam a hipótese de que a Mademoiselle foi espiã do nazismo) e fechou a Casa Chanel. Reabriu-a em 1954.
A sua primeira coleção foi recebida com maldade pelos franceses, mas a imprensa norte-americana ficou entusiasmada com seu estilo.

Chanel retirava sempre alguma coisa dos objetos usados por seus amantes como influência em sua moda. E, além das muitas coisas que foi considerada, é tida como a mestra da bijouteria. Isso sem mencionar as famosas pérolas que sempre adornavam suas roupas.

Coco faleceu no dia 10.1.1971, aos 87 anos, no Hôtel Ritz Paris, onde viveu durante muitos anos. Seu funeral foi assistido por milhares de pessoas que levaram suas roupas em homenagem a estilista francesa.

Em 1983, Karl Lagerfeld tornou-se herdeiro de Mademoiselle Chanel, capturou com maestria a essência do seu estilo e graças a ele, a Casa Chanel tem hoje mais sucesso do que nunca.

A verdade é... Chanel sempre será, em qualquer lugar do mundo, sinônimo de Pragmatismo e Classe.
Fachada da Casa Chanel em Paris.

Dica:
-Para quem ainda não assistiu, o filme Coco Before Chanel é bem interessante. Ele mostra um pouco da trajetória da estilista e revela bem as características mais marcantes de Chanel. Vale a pena assistir.


"Sou contra a moda que não dure. É o meu lado
masculino. Não consigo imaginar que se
jogue uma roupa fora, só porque é primavera."
Coco Chanel



Espero que tenham gostado e obrigada pela visita!

4 comentários:

  1. adorei o post karina! e concordo plenamente com a frase de Coco Chanel; a roupa tem que durar rsrs beeeijos gata ;*

    ResponderExcluir
  2. Adoro ficar mas por dentro da história. Amei o post, o blog, tudo! Beeeijos depois dá uma olhadinha no meu blog se gostar segue e comenta? blog.http://diariodamodain.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Sempre serei fã de Chanel, ela revolucionou a moda! Arrasou no post!!! bjs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...